Aikido uma arte marcial tão pouco divulgada e com tanto para oferecer.
Aikido é uma arte muito particular, que em muito se diferencia das outras artes. Começa logo pela sua paradoxal facilidade/complexidade.
Esta arte foi criada pelo Mestre Morihei Ueshiba, desenvolvendo o Aikido através de técnicas de Jiu Jutsu e Tai Jutsu, numa mentalidade do pós guerra, foi a única arte marcial autorizada durante a ocupação Americana. Portanto, o propósito desta arte é ajudar a fortalecer o corpo, a mente e um espírito de harmonia consigo e com os outros. É uma arte completa, com particular incidência na defesa pessoal, emergindo as suas raízes nos hábitos e costumes tradicionais do Budo.
Aikido é então o princípio da não resistência e o tatami (tapete) é o local onde se desenvolve esse caminho. Esta é uma arte que nos vai oferecer um sem número de dificuldades, porém, também será num ambiente de perseverança que nos trará espaço para o desenvolvimento de um carácter forte.
A nível fisiológico, a prática desta modalidade solicita predominantemente um esforço aeróbio, advindo mais ganhos para a saúde do indivíduo. É ainda uma modalidade simétrica, com grande incidência no desenvolvimento das capacidades coordenativas, melhora e corrige a postura, desenvolve o controlo da respiração, do relaxamento e da capacidade de concentração.
Sobre esta matéria podia escrever muito mais mas, como o próprio fundador diz; “Aikido é uma experiencia” e só através da prática assídua é que estas palavras farão sentido. Para quem gostou espero encontrar-vos nos locais de treino.
Aikido Ericeira – Seixal
Visite o site www.aikidomafra.pt
Amílcar Antunes
Artigo Publicado, Jornal o Ericeira e Jornal Carrilhão